Compósito de tungstênio é utilizado na confecção de matrizes

 In Eficiência Energética

Este artigo traz os resultados de ensaios realizados visando a elaboração de medidas para o aprimoramento da estrutura local de componentes fundidos sob pressão. Neste sentido, as propriedades do compósito de tungstênio Densimet 185 (D185) foram analisadas e comparadas com as de materiais à base de ferro.

O aumento da pressão de custos e as exigências cada vez maiores a que estão submetidos os fundidos sob pressão resultam na necessidade de um controle do processo eficiente.

Os geradores de custos principais são a própria ferramenta de fundição sob pressão, assim como os tempos de ciclo de moldagem demasiadamente altos. Na prática, as ferramentas são danificadas principalmente pelos ciclos térmicos relacionados ao processo, ou seja, pela sucessão de choques térmicos causados pelo banho fundido e por choques frios provocados pela pulverização.

Os tempos de ciclo alcançáveis na fundição sob pressão são determinados adicionalmente pelo tempo de solidificação do banho na matriz. Ambos os fatores de influência – a danificação da matriz e o tempo de ciclo – podem ser afetados positivamente pela utilização de materiais com alta condutividade térmica. Por este motivo, diversos fabricantes desenvolveram aços com estas propriedades, destinados à construção de matrizes de fundição sob pressão.

Além das versões convencionais á base de ferro, existe ainda uma série de materiais baseados nos metais refratários tungstênio e molibdênio. Eles apresentam alta condutividade térmica (200ºC a 500ºC), o que os tornam superiores aos materiais à base de ferro.

Insertos de matriz produzidos nestes materiais já são utilizados há anos, principalmente na fundição em moldes permanentes por gravidade e a baixa  pressão.

As suas boas propriedades de condutibilidade térmica também tornam estes materiais cada vez mais interessantes na fundição sob pressão, apesar dos custos mais elevados.

Recent Posts

Leave a Comment

Contato

Deixe uma mensagem com seus contatos e assim que possível retornaremos.

Start typing and press Enter to search