Qual a importância do isolamento refratário?

 In Sem categoria

É importante que a energia fornecida pelo calor esteja contida dentro das câmaras dos fornos industriais. Isso ocorre porque tanto o acúmulo de calor quanto a economia de energia dependem disso. Para garantir isso, os fornos industriais são cobertos por algum material de isolamento térmico, que é chamado de isolamento refratário . Sem esse isolamento, o calor escapará pelas camadas entre os tijolos de fogo e resfriar o forno. O isolamento refratário deve ser denso por este motivo e ter a capacidade de conduzir o calor. O isolamento refratário atua como uma barreira térmica entre escórias, gases de combustão, metal líquido e a parede do forno industrial.

Tipos de Isolamento Refratário

O isolamento refratário também evita a erosão das paredes e age como uma barreira de proteção química quando necessário. Existem vários métodos de isolamento refratário , mas as técnicas mais coomuns conhecidas são:

  • Isolamento Seco: Geralmente vermiculita ou perlita são usados ​​para este tipo de isolamento. É a opção mais barata, embora seja adequada apenas para pequenos fornos. Uma espessura de 4 – 10 cm é preferida durante a aplicação.

  • Isolamento de Fibra Cerâmica: Os custos de aplicação são mais elevados, mas esta é a forma mais eficiente de isolamento refratário . Como pode ser adivinhado pelo nome, mantas isolantes de fibra cerâmica ou almofadas de fibra cerâmica são usadas para esta opção. Normalmente, uma espessura de aplicação de 1 a 5 cm é suficiente. Ao trabalhar com materiais de fibra cerâmica, devem ser tomadas as precauções necessárias devido aos riscos para a saúde.

Isolamento Térmico de Fornos Industriais

  •     Isolamento Misto: Vermiculita ou perlita ainda são os ingredientes principais, mas outros materiais também são adicionados à mistura. Esses materiais são cimento Portland e cal, na maioria dos casos. Adequado para fornos de médio porte.


Recommended Posts
Contato

Deixe uma mensagem com seus contatos e assim que possível retornaremos.

Start typing and press Enter to search